terça-feira, 14 de maio de 2019

Programa de Monitoramento de Qualidade da Água

O presente programa refere-se à manutenção da qualidade da água e da integridade biológica das comunidades aquáticas. O programa prevê identificação e mitigação, de possíveis impactos, gerados pela formação do reservatório, na qualidade da água, na manutenção das classes de qualidade e seus usos preponderantes.

Durante as campanhas de monitoramento de novembro/2018 e fevereiro/2019 a equipe de supervisão ambiental coletou amostras para análise laboratorial, além de coleta de dados e parâmetros de campo (pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade e transparência) com equipamentos específicos.


Programa de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas

Faz parte integrante deste programa o monitoramento probabilidade de ocorrência de macrófitas aquáticas no reservatório.
Algumas fotos da última campanha realizada no empreendimento: 





Programa de Manejo e Conservação da Flora

Para a conservação dos elementos florísticos existentes na área a ser atingida pelo empreendimento realizou-se o manejo e aproveitamento das espécies nativas durante a fase construtiva, a fim de garantir a conservação da diversidade local, adotando-se estratégias específicas para as espécies endêmicas e ameaçadas da região.

Algumas fotos da última campanha realizada no empreendimento:

segunda-feira, 13 de maio de 2019


Programa de Manejo e Conservação de Fauna

O monitoramento da fauna terrestre (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) visa avaliar a influência do empreendimento e os possíveis impactos das alterações ambientais decorrentes na comunidade local, bem como complementar o levantamento de fauna na região e gerar uma série contínua e padronizada de informações quali-quantitativas sobre estes grupos.

Durante os meses de novembro de 2018 a fevereiro de 2019 foram realizadas as seguintes atividades de manejo e conservação de fauna:

Ornitofauna – Aves

Foram instaladas redes do tipo Mist nets para coleta de Aves. Diuturnamente foram realizadas incursões à busca de registos fotográficos de aves e vestígios do tipo pele, osteológico, de ninhos, entre outros.

Herpetofauna- anfíbios e répteis

Foram realizadas incursões noturnas, crepusculares e buscas ativas à procura desses animais.













Mastofauna – Mamíferos

Foram instaladas armadilhas do tipo Sherman e Tomahawk e armadilhas fotográficas. A busca por vestígios foi realizada a fim de se obter evidências de fauna local.







Programa de Monitoramento, Controle e Salvamento de Ictiofauna

O Programa de Monitoramento, Controle e Salvamento da Ictiofauna visa minimizar eventuais efeitos negativos da implantação da PCH Ado Popinhak norteando e implementando as atividades mitigadoras, caso necessário.
Os peixes podem ser afetados com a formação de reservatórios, devido à mudança de ambientação que passa de lótico para lêntico. A disponibilidade de conhecimentos sobre estas comunidades é importante para o direcionamento das ações referentes à sua conservação.
A seguir são apresentados os registros fotográficos da campanha de novembro/2018 e fevereiro/2019 de monitoramento de ictiofauna:





















Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social

O Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social atua na busca por estabelecer um canal de comunicação e interação entre o empreendedor e a sociedade envolvida e, ao mesmo tempo, disseminar nela e entre as pessoas envolvidas com a obra práticas que contribuam à preservação do meio ambiente.
O Projeto Amigos da Lontra, tem como objetivo conscientizar, educar e informar os alunos e moradores das áreas vizinhas a PCH Ado Popinhak sobre a ocorrência de Lontra longicaudis, demonstrando à população em geral as medidas que estão sendo tomadas pela PCH Ado Popinhak para a preservação da espécie e como todos podem ajudar na preservação de espécies ameaçadas.
Neste sentido foram elaboradas cartilhas informativas entregues aos alunos do Colégio Municipal Maria Imaculada, afim de dar continuidade ao trabalho já iniciado.




Programa Supervisão Ambiental


O Programa de Supervisão Ambiental cria uma estrutura organizacional que possibilita, tanto ao empreendedor como ao órgão de fiscalização ambiental, verificar, a qualquer momento, a implantação e a eficácia das ações propostas para mitigar os impactos ambientais, diagnosticando desvios e propondo medidas corretivas necessárias durante o andamento das obras.
No âmbito da supervisão ambiental ocorreu a 1° Campanha de Monitoramento Ambiental de 2019, durante os dias 11 á 15 fevereiro de 2019, contemplando todos os programas ambientais.
De forma a orientar a equipe responsável pela operação da usina, fez-se vistoria em área internas do empreendimento, acompanhado de encarregado responsável, para descrição de medidas de controle e preventivas a impactos ambientais.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Monitoramento do Mexilhão-dourado

O mexilhão-dourado (Limnoperma fortunei) é um molusco bivalve, e vivem em ambiente aquático, sua origem é do sul da Ásia.

Tem boa taxa de reprodução, tendo fecundação externa podem gerar quantidades de larvas livres-nadantes e com 30 dias de vida e 0,5 cm de tamanho já estão aptos a procriação podendo viver até três anos.

Esse animal tem capacidade de fixação em muitos tipos de bases, o que o caracteriza-se como de fácil adaptação em diferente ambientes.
Atualmente é considerado uma espécies invasora no Brasil, justamente pelas suas características reprodutivas.

Essa espécie chegou a América do sul de modo acidental na água de lastro (porão) de navios cargueiros, identificado com o ponto de entrada a república da Argentina, e depois para o Brasil. Atualmente a espécie já foi detectada em quase toda a região sul em Vários pontos da região sudeste ameaçando outros ecossistemas como o Pantanal.

Como se propaga                                                                                          

Depois de introduzido esses animais podem ser transportados de forma adulta ou em larvas, de variadas maneiras. Sendo pela navegação e transporte de barcos por rodovias tem sido as maiores agente de dispersão dessa espécie.
Equipamentos de pesca e iscas e transporte de peixes e plantas, além de cascos e embarcações são vias de transporte para disseminação das espécie. 

Quais impactos podem ser causados pelo mexilhão dourado?                   

Essa espécies podem causar tanto impactos ambientais como econômicos

Quanto aos ambientais, relatos já indicam fortes pressões sobre os ecossistemas ecossistemas aquáticos, causando alteração na composição das demais espécies devido a alteração na disponibilidade de alimento, alterando por exemplo a quantidade de peixes e outros organismos causando desequilíbrio ambiental.

Quanto aos impactos econômicos, a falta de espécies comerciais de peixes pode afetar seriamente a vida de pescadores e populações ribeirinhas. 
Esse organismos também pode causar sérios prejuízos a sistemas de utilização e captação de água, com entupimento de tubulações de filtros e sistemas industriais, como também em motores e embarcações.

Nas usinas hidrelétricas os podem causar obstrução em tubulações  gerando muitos prejuízos e danos aos maquinários e instalações.

Cuidados a serem tomados para evitar a proliferação                               


Pequenas embarcações são os principais meios de locomoção do mexilhão dourado nos rios, eles podem se grudar no casco do barco, no reboque, no motor, as larvas também podem ser transportadas pelo viveiro, quando o mesmo é cheio de água em um rio e a água descarregada em outro rio, o que seria a mesma coisa que a chamada água de lastro
O uso de material que foi deixado submerso por muito tempo também pode acarretar na disseminação do mexilhão.
Dessa forma na devem ser adotados técnicas de desinfecção das embarcações e equipamentos diversos. 
Basicamente deve-se fazer uma lavagem com uma solução de água sanitária a 5% e desincrustarão nas embarcações.

Ações realizadas na PCH Ado Popinhak                                                       

Na PCH Ado Popinhak está sendo realizado monitoramento trimestral para verificar a existência do Mexilhão dourado visando evitar a presença e proliferação desses organismos.

o monitoramento consiste em dispor ao longo de pontos estratégicos substratos em forma de tijolos de 8 furos, para acompanhar se ocorre presença de colonização e fixação desses organismos ao logo do reservatório da PCH.


Até o presente momento não houve registros na área da influência da PCH.