sexta-feira, 26 de junho de 2020

PROGRAMA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE FAUNA


 O monitoramento da fauna terrestre (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) visa avaliar a influência do empreendimento e os possíveis impactos das alterações ambientais decorrentes na comunidade local, bem como complementar o levantamento de fauna na região e gerar uma série contínua e padronizada de informações quali-quantitativas sobre estes grupos.

Assim sendo, considera-se que monitoramentos periódicos sejam importantes ferramentas para avaliação dos impactos gerados, minimização de impactos e determinação de estratégias de conservação de espécies, especialmente aquelas ameaçadas de extinção em algum grau.

As atividades de monitoramento inerentes ao Programa deverão ocorrer com periodicidade trimestral, abrangendo as áreas de influência do empreendimento. Essas atividades devem constituir um banco de dados que permita o acompanhamento das mudanças na fauna local, a fim de subsidiar a proposição de diretrizes e ações.

Ornitofauna:
Foram instaladas redes do tipo Mist nets para coleta de Aves. Diuturnamente foram realizadas incursões em busca de registos fotográficos de aves e vestígios do tipo pele, osteológico, de ninhos, entre outros.



Figura: Captura em rede Mist Nest, observação e registro da avifauna.

Herpetofauna:
Foram realizadas incursões noturnas e buscas ativas à procura desses animais.









Figura: Busca noturna em ambientes úmidos.
Mastofauna:
Foram instaladas armadilhas do tipo Sherman e Tomahawk e armadilhas fotográficas. A busca por vestígios foi realizada a fim de se obter evidências de fauna local.


 

Figura: Instalação de armadilhas sherman e tomahawk.

 

Figura: Instalação de armadilhas Fotográficas, captura de espécies.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

PROGRAMA DE MONITORAMENTO, CONTROLE E SALVAMENTO DE ICTIOFAUNA


O Programa de Monitoramento, Controle e Salvamento da Ictiofauna visa minimizar eventuais efeitos negativos da implantação da PCH Ado Popinhak norteando e implementando as atividades mitigadoras, caso necessário.

Constitui-se em um importante programa que irá subsidiar as ações ligadas ao manejo da ictiofauna no sentido de tornar o empreendimento sustentável do ponto de vista biológico e da conservação de espécies de peixes.

Os peixes podem ser afetados com a formação de reservatórios, devido à mudança de ambientação que passa de lótico para lêntico. A disponibilidade de conhecimentos sobre estas comunidades é importante para o direcionamento das ações referentes à sua conservação.

Sendo assim, o monitoramento ocorreu ao longo dos trechos afetados pela PCH Ado Popinhak através da instalação de redes de pescas, com variações de tamanhos de emalhes com entrenós adjacentes, posteriormente revisadas e em três pontos distintos do rio Canoas, sendo, Montante do Reservatório, Reservatório e Jusante do Empreendimento.

A seguir são apresentados os registros fotográficos da campanha de monitoramento de ictiofauna.


Figura:  Instalação de rede de emalhe com entrenós adjacentes, biometria e avaliação reprodutiva.