quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Dia da árvore: entenda a importância desta data!

                                                                          Vetor criado por freepik

O dia da árvore é comemorado em 21 de setembro, tendo como objetivo evidenciar e conscientizar a respeito da necessidade da proteção deste recurso natural.

Mas afinal, você sabe qual é a importância das árvores? Abaixo estão listadas algumas das mais necessárias funções:

- Aumentar a umidade do ar;

- Proporcionar estabilidade para o solo

- Regular a temperatura ambiente;

- Purificar o ar;

- Fornecer abrigo para espécies animais;

- Fornecer alimentos;

- Controlar o escoamento superficial de chuvas.

Como citado, as árvores são responsáveis pela regulação de muitos processos no planeta, os quais garantem sobrevivência e melhor qualidade de vida a todos. Contudo, com a expansão das cidades e das atividades urbanas, observa-se o aumento de áreas desmatadas, causando redução do número e da variedade de espécies ao longo dos anos.

Na região Sul do Brasil a árvore símbolo é a Araucária, também conhecida como Pinheiro. Pode atingir até 50m de altura e é uma espécie importante para manutenção ecológica local. Durante muitos anos foi alvo de intensa exploração, sendo hoje considerada uma espécie ameaçada de extinção.

Deste modo, o dia da Árvore é uma importante data para conscientizar a respeito da importância da preservação, não só da Araucária, mas de todas as espécies de árvores, uma vez que estas são fundamentais para manutenção e equilíbrio do ecossistema, impactando a vida de seres humanos e animais. Proteger este recurso é uma função de todos, buscando, além de conservar as matas existentes, fazer a recuperação de áreas por meio do plantio de mudas.


PROGRAMA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE FLORA

Durante a fase construtiva da PCH Ado Popinhak realizou-se o manejo e o aproveitamento das espécies de flora nativa, de modo a garantir a conservação da diversidade local.  Para verificar a efetividade das ações implantadas, realizou-se em agosto de 2022 o monitoramento das espécies endêmicas e daquelas ameaçadas de extinção, conforme apresentado nas figuras a seguir.



terça-feira, 20 de setembro de 2022

PROGRAMA DE CONFORMAÇÃO DE APP E ENTORNO DO RESERVATÓRIO

Áreas de preservação permanente (APP) são instrumentos essenciais para garantir a qualidade de recursos hídricos, preservar a paisagem, a biodiversidade, a fauna e a flora, proteger o solo e  garantir o bem estar das populações humanas.

Na PCH Ado Popinhak, a proposta de APP é de 50,46ha. Na margem esquerda do Rio Canoas a largura corresponde a 30m, sendo uma área composta por vegetação em desenvolvimento. Na margem direita é onde encontra-se a vegetação mais densa, a qual favorece a conservação da fauna e da flora local.

De modo a garantir que a APP esteja sendo preservada, realizou-se, entre os dias 15/08/2022 e 17/08/2022, vistorias ao longo de toda a margem esquerda do reservatório, verificado o isolamento da área, o desenvolvimento das espécies e a regeneração natural.

Nas visitas, foram encontradas situações positivas em relação ao isolamento da APP, proporcionando boa regeneração e desenvolvimento das mudas. Nas figuras abaixo encontram-se registros das visitas realizadas e das condições encontradas nas margens. 




PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A correta gestão dos resíduos sólidos é essencial para garantir que estes não provoquem problemas, como a proliferação de vetores, poluição de recursos hídricos, obstrução de vias públicas, entre outros.

PCHs são empreendimentos geradores de resíduos sólidos, sendo necessário, portanto, efetivar ações que busquem a não geração, bem como a correta separação, acondicionamento e destinação final.

Deste modo, para garantir que as diretrizes previstas na legislação sejam cumpridas, realizou-se no mês de agosto de 2022 o monitoramento da gestão dos resíduos sólidos da PCH Ado Popinhak. Nas figuras apresentadas abaixo encontram-se os registros realizados no monitoramento.



segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

Sabendo-se que modificações físicas, químicas, bacteriológicas e ecológicas são passíveis de ocorrer na qualidade da água do reservatório de PCHs, é essencial realizar o monitoramento de parâmetros de qualidade da água e integridade biológica. 

Portanto, este programa tem como objetivo identificar e mitigar possíveis impactos gerados pela formação do reservatório. No mês de agosto de 2022 foram realizadas coletas de amostras de água do rio Canoas, que passaram por analise em laboratório, sendo coletados também dados e parâmetros de campo como pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade e transparência. Nas figuras abaixo visualizam-se imagens de algumas coletas de água realizadas.






sexta-feira, 16 de setembro de 2022

PROGRAMA DE MONITORAMENTO, CONTROLE E SALVAMENTO DE ICTIOFAUNA

Tendo como objetivo minimizar possíveis efeitos negativos da PCH Ado Popinhak em relação a espécies de peixes, bem como implementar atividades mitigadoras, o Programa de Monitoramento, Controle e Salvamento de Ictiofauna é uma importante ferramenta de sustentabilidade e conservação de espécies.

Por conta da mudança do ambiente do rio, o comportamento dos peixes também pode ser alterado. Portanto, o monitoramento ocorreu nos trechos afetados pela PCH, sendo instaladas redes de pesca a montante do reservatório, no reservatório e também a jusante. Nas figuras apresentadas a seguir visualizam-se imagens do monitoramento realizado em agosto de 2022.



quinta-feira, 15 de setembro de 2022

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Tendo como objetivo acompanhar se a área de influência direta da PCH Ado Popinhak sofre variações, o Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas Subterrâneas realiza, semestralmente, coletas de amostras de água junto a poços de monitoramento.
Dentre as mudanças que podem ocorrer na água subterrânea, encontram-se a alteração do escoamento das águas superficiais e subsuperficiais, bem como o aumento da carga hidráulica.
Abaixo apresentam-se registros do monitoramento realizado em agosto de 2022.


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

PROGRAMA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE FAUNA

Monitorar a fauna terrestre - como anfíbios, répteis, aves e mamíferos - é essencial para avaliar os possíveis impactos causados pelo empreendimento na comunidade local, bem como para gerar uma série de informações em termos de qualidade e quantidade sobre estes grupos. A partir desse monitoramento é possível minimizar impactos e determinar estratégias para conservação das espécies, principalmente àquelas ameaçadas de extinção.

Deste modo, trimestralmente são realizadas ações de monitoramento da fauna nas áreas de influência do empreendimento. No mês de agosto de 2022 realizou-se o monitoramento de avifauna, herpetofauna e mastofauna por meio de armadilhas, busca por vestígios e busca ativa, como apresentado nas figuras abaixo.