terça-feira, 30 de outubro de 2018

Importância das áreas de preservação permanente

As Áreas de Preservação Permanente (APP) são segmentos contínuos de mata nativa que ficam as margues dos rios, reservatórios artificiais ou não, lagos, nascentes, além de topos de morros, montanhas e serras, também em locais com uma declividade superior a 45°.
As APPs são aparadas legalmente, ou seja, foram instituídas por lei devendo ser respeitadas pois são uma forma de minimizar os impactos ambientais ocasionados por ação humana e natural.
As Áreas de Preservação Permanente foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) sendo ambientes legitimamente protegidos, frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.
As APP tem diversas funções importantes para o meio ambiente, pois a vegetação existente nessas áreas ajuda em funções como:

- Proteger os recursos hídricos;
- Conservar a diversidade de espécies plantas e animais;
- Controlar a erosão do solo e assoreamento dos cursos d´água;
- Refúgio para a fauna e de corredores ecológicos que facilitam o fluxo gênico de fauna e flora.
- Prevenção de desastres por ocupação de solo indevidas de topos de morros e encostas;
- Atenuação de desequilíbrios climáticos urbanos, tais como o excesso de aridez, o desconforto térmico e ambiental e o efeito "ilha de calor".

Na PCH Ado Popinhak a APP está localizada na marguem do lago, possuindo uma largura variável sendo a extensão de aproximadamente 2 quilômetros na marguem esquerda e 3 quilômetros na marguem direita, a área total em ambas as margens é de 66,76 hectares. Atualmente uma parte dessa áreas está em recuperação pois foram plantadas mudas de espécies nativas.
Sendo agora um período em que a equipe ambiental da PCH, está realizando monitoramento e acompanhando o desenvolvimento das áreas plantadas na APP.
E importante que as a população local e lindeiros possa contribuir com a fiscalização da APP, entendendo a sua importância e respeitando os limites das mesma.

Nas imagens a seguir pode-se observar o monitoramento das mudas e imagens de algumas espécies plantadas nas áreas de recuperação da APP.



Na fotografia a baixo pode-se observar as ações de contenção para evitar as entradas nas áreas de preservação permanente.



sexta-feira, 25 de maio de 2018

Programa de Educação ambiental

Tem como objetivo estabelecer a comunicação entre o empreendedor e a sociedade local. Foram realizados nesse programa variadas ações, tais como: - Entrega de material informativo a comunidade local; - Criação de um blog da PCH Ado Popinhak; - Palestras em escolas locais; - Pode-se conferir a última cartilha distribuídas a população do entorno do empreendimento a seguir:




Na imagem a seguir pode-se conferir as informações divulgadas sobre os trabalhos de conscientização sobre o mexilhão dourado.


Programa de Manejo e conservação da Flora

Garantindo a conservação da flora, espécies vegetais raras, ameaçadas e de importância ecológica foram resgatadas anteriormente nas áreas de corte, durante a fase de supressão, e realocadas fora das áreas de intervenção da PCH. Na fase atual esse programa consiste no monitoramento das espécies que foram plantadas e realocadas.

Monitoramento das espécies realocadas pode-se ser observado a seguir:


Programa de Monitoramento, Controle da Ictiofauna

Na fase atual da PCH, programa de monitoramento e controle da Ictiofauna, visa acompanhar as adaptações das populações de peixes na operação da PCH. -São executadas campanhas trimestrais de coleta de peixes em 03 pontos do rio Canoas no local do empreendimento. Na imagens a seguir pode-se observar as ações realizadas para o monitoramento da Ictiofauna.






Programa de Manejo e conservação da fauna terrestre

Esse programa tem como objetivo monitorar as espécies da fauna terrestre (anfíbios, répteis, aves e mamíferos), com campanhas de amostragem trimestrais verificando a adaptações das espécies no local.
Nas imagens pode-se ver alguns trabalhos de monitoramento de fauna.





Nas imagens a seguir pode-se observar algumas espécies encontradas.












Programa de Conformação da APP no entorno do reservatório

Esse programa visa acompanhar a recomposição da APP (mata ciliar) no entorno do reservatório, por meio do monitoramento intensivo das espécies nativas da região, que foram plantadas nas áreas de APP além de acompanhar a indução da regeneração natural da vegetação, conciliando com o desenvolvimento ambiental ecológico das espécies.

Programa de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas

Objetivando acompanhar possíveis variações das águas subterrâneas, são realizadas coletas, junto aos poços monitorando a água subterrânea do local do empreendimento, essa amostras são encaminhadas ao laboratório tendo os resultados avaliados com periodicidade trimestral para monitorar a qualidade das águas subterrâneas.

Programa de monitoramento da qualidade da água

Esse programa conta com a coleta de amostras de água do rio e do reservatório que já está formado, essas são analisadas em laboratório para acompanhar as condições da qualidade da água no rio Canoas.

Na imagens a seguir pode-se observar as ações realizadas nas campanhas de monitoramento da PCH.


segunda-feira, 21 de maio de 2018

Programa de Recuperação de áreas degradadas

Esse programa conta com ações de recuperação nas áreas onde esteve localizados estruturas temporárias necessárias a instalação do empreendimento.
Nesses locais, já estão encaminhados trabalhos de recomposição vegetal com plantio de mudas e isolamento das áreas visando a recomposição.

Nas imagens a seguir pode-se observar alguns locais em recuperação, como canteiro de obras e bota-foras.




quarta-feira, 25 de abril de 2018

FASE DE OPERAÇÃO DA PCH ADO POPINHAK


A PCH Ado Popinhak, já está em fase de operação conforme licença ambiental n° 10029/2017 que consta aqui.
Nessa fase de operação da PCH, são realizados programas de monitoramento ambiental para acompanhar a adaptações ao meio ambiente, Conforme a LAO, estão sendo realizados na PCH Ado Popinhak os seguintes programas ambientais.

Controles ambientais:
ü  Plano de monitoramento dos efluentes;
ü  Plano de gestão dos resíduos sólidos.

Programa ambientais:
ü  Programa de monitoramento da qualidade da água;
ü  Programa de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas;
ü  Programa de monitoramento Hidrossedimentológico;
ü  Programa de Recuperação de áreas degradadas;
ü  Programa de Conformação da APP no entorno do reservatório;
ü  Programa de Manejo e conservação da fauna terrestre;
ü  Programa de Monitoramento, Controle e salvamento da Ictiofauna;
ü  Programa de Manejo e conservação da Flora;
ü  Programa de Educação ambiental;
ü  Programa de Supervisão ambiental;
ü  Plano Ambiental de conservação e uso do entorno do reservatório Artificial (PACUERA).


A seguir pode-se visualizar a LAO da PCH:




segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIAS

O Plano de Ação de Emergência (PAE) contempla procedimentos tanto em situações de normalidade como de anormalidade, que deverão ser revistos continuamente, de modo a possibilitar uma ação rápida e segura quando da eminência de um desastre ou da efetivação do mesmo. 

Em atendimento as legislações, Lei 12.334/10 e Res. Normativa n° 696/15, foi elaborado em maio de 2017, esse plano, e de acordo com as respectivas legislações o mesmo deve ter ampla divulgação, a órgãos e instituições envolvidas, nesse caso, principalmente as prefeituras das cidades que possivelmente poderão ser atingidas. 
Portanto, no dia 18 de Janeiro de 2018, foi realizado apresentação do plano, na PCH Ado Popinhak, contando com a presença de representantes da defesa civil, bombeiros e demais autoridades municipais.
Nas imagens a seguir pode-se observar os representantes, vistoriando e conhecendo as estruturas da PCH Ado Popinhak, após apresentação do plano.