terça-feira, 30 de outubro de 2018

Importância das áreas de preservação permanente

As Áreas de Preservação Permanente (APP) são segmentos contínuos de mata nativa que ficam as margues dos rios, reservatórios artificiais ou não, lagos, nascentes, além de topos de morros, montanhas e serras, também em locais com uma declividade superior a 45°.
As APPs são aparadas legalmente, ou seja, foram instituídas por lei devendo ser respeitadas pois são uma forma de minimizar os impactos ambientais ocasionados por ação humana e natural.
As Áreas de Preservação Permanente foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) sendo ambientes legitimamente protegidos, frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.
As APP tem diversas funções importantes para o meio ambiente, pois a vegetação existente nessas áreas ajuda em funções como:

- Proteger os recursos hídricos;
- Conservar a diversidade de espécies plantas e animais;
- Controlar a erosão do solo e assoreamento dos cursos d´água;
- Refúgio para a fauna e de corredores ecológicos que facilitam o fluxo gênico de fauna e flora.
- Prevenção de desastres por ocupação de solo indevidas de topos de morros e encostas;
- Atenuação de desequilíbrios climáticos urbanos, tais como o excesso de aridez, o desconforto térmico e ambiental e o efeito "ilha de calor".

Na PCH Ado Popinhak a APP está localizada na marguem do lago, possuindo uma largura variável sendo a extensão de aproximadamente 2 quilômetros na marguem esquerda e 3 quilômetros na marguem direita, a área total em ambas as margens é de 66,76 hectares. Atualmente uma parte dessa áreas está em recuperação pois foram plantadas mudas de espécies nativas.
Sendo agora um período em que a equipe ambiental da PCH, está realizando monitoramento e acompanhando o desenvolvimento das áreas plantadas na APP.
E importante que as a população local e lindeiros possa contribuir com a fiscalização da APP, entendendo a sua importância e respeitando os limites das mesma.

Nas imagens a seguir pode-se observar o monitoramento das mudas e imagens de algumas espécies plantadas nas áreas de recuperação da APP.



Na fotografia a baixo pode-se observar as ações de contenção para evitar as entradas nas áreas de preservação permanente.