segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL



No dia 07 de março de 2017 foi realizada uma palestra de Educação Ambiental em atendimento ao cronograma do “Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da PCH Ado Popinhak”.

A apresentação ocorreu junto a Escola Multidisciplinar Nancy Ortiz, localizada na área rural do município de Correia Pinto na área de influência do empreendimento em construção.
Além da apresentação as atividades de monitoramento ambiental que ocorrem na PCH foi abordado a temática "Dia Mundial da água, 22 de março” para aproximadamente 32 alunos das séries iniciais.


Nas imagens a seguir pode-se observar a realização da palestra.


Junto ao trabalho da palestra foram distribuídas aos alunos, cartilhas com atividades temáticas sobre educação ambiental

 






PROGRAMA DE SUPERVISÃO AMBIENTAL

Este programa é responsável ainda pela organização dos dados obtidos em todos os demais programas em execução e reuni-los em relatórios gerenciais de meio ambiente denominados RMAs (Relatórios de Monitoramento Ambiental), os quais são protocolados junto à FATMA para atestar o cumprimento das condicionantes do processo de licenciamento ambiental.
Além da elaboração do relatórios conclusivos esse programa conta com vistorias frequentes no canteiro de obras para verificação dos quesitos ambientais e possível ocorrência de não conformidades.




Além da verificação de não conformidades, são realizadas mensalmente a visita dos gestores da obras e demais associados, junto a equipe responsável pela gestão ambiental.


PROGRAMA DE SAÚDE E ORIENTAÇÃO DOS TRABALHADORES

O Programa de Saúde e Orientação dos Trabalhadores tem como objetivo proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores no local de trabalho bem como minimizar riscos de acidente na região do empreendimento.
Nesse programa foram realizadas ações de orientação quanto a uso de EPIs, orientações de cunho ambiental como o cuidado com descarte de resíduos.
 


                                                    Orientação aos trabalhadores da supressão vegetal.
 
                             Orientação aos trabalhadores que realizaram plantio das mudas na área de APP.
 
Nas imagens a seguir tem o desenvolvimento da palestra de integralização com os colaboradores da PCH Ado Popinhak, junto as atividades de educação ambiental.


 

PROGRAMA DE LIMPEZA DAS ÁREAS INUNDADAS

Esse programa tem grande importância para garantir a qualidade da água do futuro reservatório através da limpeza do reservatório nas áreas serem alagadas pelo reservatório da PCH.
O Programa de Limpeza das Áreas Inundadas da PCH Ado Popinhak apresenta os procedimentos para o desmatamento da área do reservatório, de acordo com a Autorização de Corte (AuC) 658/2014 emitida pela Fundação do Meio Ambiente – FATMA, bem como, da retirada de potenciais fontes de poluição e de materiais que possam comprometer a qualidade da água do futuro reservatório, da área de alague e da área de preservação permanente (APP).
A execução desse programa ocorre junto ao acompanhamento da supressão vegetal por técnicos ambientais que fiscalizarão o processo.
Após realização dos inventários e obtenção da AuC, (Autorização de Corte de Vegetação) esse programa conta com variadas etapas entre elas:
 - vistoria das áreas a serem suprimidas,
-  treinamento e orientação dos funcionários responsáveis pela supressão vegetal;
- Limpeza e organização do material empilhado.
Nas imagens a seguir pode-se observar algumas das etapas do programa de supressão da vegeatação.


 



Profissional realizando acompanhamento da supressão vegetal.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO

O programa de monitoramento hidrossedimentológico visa atender a Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº 03/2010 e tem como objetivo a realização do monitoramento dos sedimentos transportados e depositados no reservatório e a jusante do barramento, podendo desta forma avaliar o processo de assoreamento do reservatório e propor medidas caso necessário. E para medição da vazão do rio Canoas serão instaladas réguas.



Equipe da ConstruFan realizando monitoramento hidrossedimentológico.

PROGRAMA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DA FLORA

Os principais objetivos do Programa de Manejo e Conservação da Flora consistem em consolidar um banco de dados com informações sobre a flora local e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade local. Este programa orienta ações como: retirada dos exemplares de bromélias, orquídeas e xaxins das áreas de supressão vegetal replantio em locais que não sofrerão intervenções da obra, coleta de sementes que serão enviadas para viveiros da região, entre outras ações.
Durante o mês de março, maio e junho de 2016, realizou-se o salvamento de alguns exemplares de epífitas (bromélias, orquídeas e cactos) que se encontravam na área desmatadas no barramento e canteiro de obras sendo que as ações desenvolvidas pode ser observadas nas imagens a seguir.
Ações de resgate de epífitas.
   
  


Exemplar resgatado.


Para garantir que não ocorra a perda de espécies as mesmas são transplantadas em locais onde não vai mais haver interferência humana.
Nas imagens a seguir pode-se observar exemplo de transplante feito de algumas espécies resgatadas.
  
Espécies transplantadas.


 Além dos resgate de epífitas também é realizado o resgate de espécies de Pteridófitas que são os Xaxins, essas espécies se entram em estado ameaçada de extinção. Sendo de grande valor conservacionista o trabalho de resgate e transplante de indivíduos na área da PCH.
Nas imagens a seguir pode-se observar os trabalhos de resgate dessa espécie (Dicksonia sellowiana) realizados no local do empreendimento.

Resgate de exemplares de Xaxim (Dicksonia sellowiana) em área de abertura de acesso.

Nas imagens a seguir pode-se observar alguns exemplares que foram transplantados.

 

Vista de exemplares Xaxim (Dicksonia sellowiana) transplantados.


COMPENSAÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS.
Araucaria angustifolia (Pinheiro-do-Paraná)

A compensação com plantio de Araucária ocorreu devido ao corte já realizado de 24 indivíduos desta espécie para as atividades de melhoria da estrada, usada como acesso a PCH Ado Popinhak e escavações iniciais, desta forma recompôs-se por meio de plantio de 350 mudas da mesma espécie em questão, realizado próximo ao sítio de transplante de Xaxim, visualizado na imagem anterior, dentro do canteiro de obras.
 
Na imagem acima pode- observar algumas das 350 mudas que foram plantadas em forma de compensação ambiental.