quinta-feira, 20 de abril de 2017

MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS



O Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas visa acompanhar a variação das características hidrogeológicas na área de influência da PCH Ado Popinhak, bem como orientar ações mitigadoras de eventuais impactos negativos, sobre o nível freático.
Geralmente as influencias que podem causar o empreendimento são pela alteração no escoamento superficial, e a outra pela alteração do nível freático dado pelo enchimento do reservatório.
A primeira fonte de geração de impacto pode ocorrer devido aos procedimentos executivos das obras de engenharia, que acarretam redirecionamento de drenagens superficiais e rebaixamentos temporários de níveis freáticos para possibilitar a execução de escavações. Ainda que impactantes estes procedimentos sejam de pequena abrangência e, no caso dos rebaixamentos, temporários.




A segunda fonte potencial de impacto consiste na alteração do nível freático na área do entorno do reservatório devido ao seu enchimento, pois a elevação do nível d’água junto às margens do rio pode resultar na elevação do nível freático nestes locais.




Nesse sentido torna-se necessário o monitoramento do nível freático e da qualidade da água para acompanhar a condições das águas subterrâneas, para a realização desse monitoramento foram instalados poços de monitoramento freático na área de influência da PCH.

Na imagem abaixo pode-se visualizar os trabalhos de perfuração  dos poços de monitoramento das água subterrâneas.




Na imagem abaixo pode-se observar os trabalhos de coleta de amostras e medição do nível freático, junto as amostras coletadas.